Democracia
Por Guilherme de Franco
Democracia é um termo muito, mas muito antigo e que apesar disso continua sendo um tema atual e polêmico. Embora atualmente alguns políticos brasileiros tenham utilizado essa palavra em vão, uma democracia plena tem muitas vantagens. Não é apenas “coisa de grego” não! Tem sua origem na Grécia Antiga, isso é bem verdade, e a democracia foi a responsável por reformular todo o sistema político grego que antigamente atribuía aos governantes um caráter de descendência mítica, que assegurava o poder dos políticos deixando-os mais fortes que o próprio povo, como se fossem filhos dos deuses, o que facilitava e muito as ditaduras. Assim, com o surgimento da democracia esse caráter mítico se desfaz e a forma de governo se modifica, sendo substituído pela representação individual na escolha dos governantes. O indivíduo aparece então na política. Desta forma, Ditadura e Democracia são opostos.
Porém há enormes diferenças entre a democracia grega e a democracia atual, porque possuímos diferentes conceitos de cidadania e Estado. Na Grécia, para participar ativamente da vida política era necessário ser cidadão. Além dos escravos, tanto os públicos como os domésticos estavam excluídos da cidadania, contavam-se ainda os estrangeiros e seus filhos, que igualmente não eram considerados cidadãos. As mulheres, independentemente da sua classe social ou origem familiar, encontravam-se afastadas da vida política apesar de influenciar seus maridos no ambiente doméstico, de forma indireta. Você acha que a frase “Atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher” vem de onde? Mesmo assim, apenas um décimo da população participava da vida política. Se Democracia significa “poder do povo”, esse “povo” da Grécia eram apenas os mais nobres e ricos. É importante pensarmos o que consideramos “povo brasileiro” hoje em dia e se temos realmente esse poder individual que em conjunto pode tomar grandes decisões.
Atualmente no Brasil o voto é obrigatório por lei para alfabetizados entre 18 e 70 anos e opcional para jovens entre 16 e 18 anos. Também é opcional para analfabetos e cidadãos maiores de 70 anos de idade *. Mesmo assim a maioria da população ainda não participa ativamente da vida política do país. A abertura política no Brasil ainda é um fato muito recente, bem como o processo de redemocratização pelo qual o Brasil passou a partir 1985 após a Ditadura Militar. Apenas na Constituição de 1891 o voto censitário foi abolido, podendo votar apenas os homens maiores de 21 anos alfabetizados. Porém o voto feminino só foi conquistado plenamente e estendido a todas as mulheres em 1974.
Apesar de tantas conquistas ao longo dessa “História da Democracia”, o nosso sistema eleitoral possui ainda muitas deficiências e embora a cidadania tenha sido ampliada é muito difícil encontrar alguém que use seu poder individual de forma consciente e responsável. Comece pensando de que forma você participa da política no seu dia a dia e como você faz para votar em seus governantes nas eleições. Se “cada povo tem o governo que merece” que governo gostaríamos de ter? Um governo corrupto e que abandona o povo ou um governo sábio e que cuide de nós? Cabe a cada um de nós decidir o destino do nosso país, todos os dias. Por isso da próxima vez que pensar em política, pense antes de tudo no bem comum, o bem de todos. E “que a força esteja com você!”.
* Segundo dados do TRE – Tribunal Regional Eleitoral
Glossário:
Descendência mítica: O que chamamos de descendência mítica nada mais é que a justificativa que os gregos antigos tinham para estar no poder. Ou seja, os governantes poderiam ser governantes pois descendiam de deuses, semi-deuses, heróis, etc. Uma justificativa muitíssimo parecida com aquelas que garantiam poderes ilimitados aos reis absolutistas na Europa dezenas de séculos depois.
Voto censitário: Voto que depende da renda do votante. Por muito tempo o voto brasileiro foi censitário. Porém este tipo de voto restringe muito a participação política do país. Assim apenas a elite decidia sobre o futuro do Brasil, deixando o povo excluído do sistema.
Links Interessantes:
http://www.tre-sp.gov.br/duvidas/votacao.htm
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/democracia.htm
http://www.nethistoria.com/index.php?pagina=ver_texto&titulo_id=98
http://www.renatojanine.pro.br/FiloPol/democracia.html
Um comentário:
Gostei das informações que você publica nas suas postagens, parabéns!
Beijos,
Nice.
Postar um comentário